A GARANTIA JURÍDICA – Nótulas

garantia_juridica

  1. Existem mecanismos de autotutela em que é lícito a um particular defender os seus direitos subjectivos ou os de outrem. Estão consagrados como meios de autotutela: a Acção Directa (art. 336º C.C.), a Legítima Defesa (art. 337º C.C.), o Estado de Necessidade (art. 339º C.C.), o Direito de Resistência (art. 21º C.R.P.), entre outros.
  2. Existem mecanismos de heterotutela, ou seja, a actuação de uma autoridade pública para fazer cumprir os direitos subjectivos. Estes mecanismos são usados pelos tribunais, que são o órgão de soberania que administra a justiça em nome do povo.
  3. Podem classificar-se os meios de garantia em função da sua actuação. A Tutela Preventiva visa impedir a violação da ordem jurídica. A Tutela Compulsiva visa coagir o infractor de forma a fazê-lo adoptar um determinado comportamento. A Tutela Restituitiva visa restaurar uma certa situação anterior à violação de um direito. A Tutela Punitiva visa castigar penalizar ou castigar o infractor. E, finalmente, a Tutela Sancionatória visa a invalidade e ineficácia de actos jurídicos.
  4. Existem também garantia estaduais extraordinárias, como o Recurso de Amparo Constitucional, que é reconhecido no sistema jurídico espanhol e visa dar oportunidade ao cidadão de acorrer directamente para o Tribunal Constitucional sempre que considere haver uma violação grave dos seus direitos fundamentais; e existem garantias internacionais, como o recurso para o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, para o Tribunal de Justiça da UE ou mesmo para a ONU.
  5. Existem situações em que se reclama direitos subjectivos usando a malícia por forma a prejudicar outros, a isto se chama “abuso de direito” e está terminantemente proibido no nosso código civil, no artigo 334º.


Categorias:Direito

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

LIVRE - BRAGA

CHAMADA PARA A MUDANÇA

A CASA DOS PENSADORES

Incursões filosóficas, Jurídicas, Políticas e Afins

El vuelo de la lechuza

Filosofía, literatura, humanidades. Revista cultural de referencia

Fujifilm Corporate Blog

Explore the world of Fujifilm

The Insatiable Traveler

Travel inspiration, stories, photos and advice

QWF Writes

Quebec Writers' Federation. Two cents, once a month.

The Daily Post

The Art and Craft of Blogging

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

%d bloggers like this: