Filme da Semana: Selma

selmaSelma é um filme de Ava DuVernay, de 2015, sobre a vida e a obra de Martin Luther King Jr., num período temporal que vai desde a sua premiação com o Nobel da Paz, em 1964, até às famosas marchas de Selma a Montgomery, no Estado do Alabama, em 1965, ou seja, é um filme que repassa um ano da vida do grande activista político e teólogo protestante americano. Foi realizado para estrear em 2015 quando passavam precisamente 50 anos dos acontecimentos originários dessa mudança estrutural na sociedade americana e, particularmente, na vida dos negros sulistas.

Como bem sabemos, em 1965 realizaram-se três manifestações reivindicativas dos direitos civis e políticos, nomeadamente o direito de voto livre por parte dos negros americanos que, ainda no sul da Confederação, sofriam intimidações, vexações e restrições absurdas ao seu direito constitucional. A adesão aos ideais igualitários era transversal e a extrema repressão policial acabou por contribuir para a superação desse permanente estado de segregação racial. Os direitos dos negros não emergiram a partir do nada ou a partir da bondade do legislador, mas foram conquistados a ferro e fogo onde muitos pereceram. Este filme é também uma justa homenagem a esses homens e mulheres que deram a vida para que os seus descendentes pudessem afirmar a sua igualdade e dignidade.

Num registo muito interessante, o filme aborda, não apenas essa dimensão social e política de Luther King, mas também a sua manifesta e profunda religiosidade e, também, a sua capacidade oratória. Estas características acabaram por ser necessárias e fundamentais no despertar da consciência colectiva americana para o problema racial e a sua inevitável superação.

Selma é um filme de 2 horas, num registo biográfico e histórico, que merece ser visto com a devida atenção. Nota 9/10.

http://www.imdb.com/title/tt1020072/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s