Efeméride: 30 anos da morte de Simone de Beauvoir

simone de beauvoirComemora-se hoje o trigésimo aniversário da morte da grande intelectual francesa Simone de Beauvoir (1908-1986). Companheira sentimental do maior filósofo continental da segunda metade do século XX, Jean-Paul Sartre, Simone foi sempre um espírito livre, independente e comprometida com as causa do pós-guerra, tendo reflectido sobre o feminismo, o existencialismo, a fenomenologia, a condição sexual ou as dialéticas e contradições do mundo moderno. Possui escritos fascinantes sobre a violência, o amor, a morte, Deus ou o Homem. A propósito desta efeméride, cito um dos seus escritos mais pertinentes, sobre os oprimidos e os opressores, muito em linha daquilo que fora a dilética do senhor e do escravo, de Hegel.

Um dos benefícios que a opressão oferece aos opressores é que o mais humilde deles sente-se superior: um pobre branco do sul dos Estados Unidos tem o consolo de dizer que não é um negro sujo. Os brancos mais afortunados exploram facilmente este orgulho. Da mesma forma, o mais medíocre dos varões considera-se um semi-deus frente às mulheres.

Aqui, nesta passagem, podemos vislumbrar lampejos de um comprometimento narrativo. A filósofa pretende desencobrir as verdades deixadas intencionalmente ocultas pelo manto da tradição ocidental. A palavra é a arma com que dispara contra o racismo, a dominação e exploração do homem pelo homem, o androcentrismo (o homem varão que está sempre no centro de toda a vida ocidental), os preconceitos e discriminações e, principalmente, a condição psico-sociológica com que todos nós somos moldados a partir do momento em que nascemos. Nesta redoma, existe uma saída: a liberdade como caminho para a emancipação. Simone de Beauvoir lutou por essa libertação. Os seus escritos são instrumentos bélicos nessa luta das ideias que molda o destino da humanidade.

©Hélder Filipe Azevedo, 2016.


Categorias:Filosofia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

LIVRE - BRAGA

CHAMADA PARA A MUDANÇA

A CASA DOS PENSADORES

Incursões filosóficas, Jurídicas, Políticas e Afins

El vuelo de la lechuza

Filosofía, literatura, humanidades. Revista cultural de referencia

Fujifilm Corporate Blog

Explore the world of Fujifilm

The Insatiable Traveler

Travel inspiration, stories, photos and advice

QWF Writes

Quebec Writers' Federation. Two cents, once a month.

The Daily Post

The Art and Craft of Blogging

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

%d bloggers like this: