Efeméride: 30 anos da morte de Simone de Beauvoir

simone de beauvoirComemora-se hoje o trigésimo aniversário da morte da grande intelectual francesa Simone de Beauvoir (1908-1986). Companheira sentimental do maior filósofo continental da segunda metade do século XX, Jean-Paul Sartre, Simone foi sempre um espírito livre, independente e comprometida com as causa do pós-guerra, tendo reflectido sobre o feminismo, o existencialismo, a fenomenologia, a condição sexual ou as dialéticas e contradições do mundo moderno. Possui escritos fascinantes sobre a violência, o amor, a morte, Deus ou o Homem. A propósito desta efeméride, cito um dos seus escritos mais pertinentes, sobre os oprimidos e os opressores, muito em linha daquilo que fora a dilética do senhor e do escravo, de Hegel.

Um dos benefícios que a opressão oferece aos opressores é que o mais humilde deles sente-se superior: um pobre branco do sul dos Estados Unidos tem o consolo de dizer que não é um negro sujo. Os brancos mais afortunados exploram facilmente este orgulho. Da mesma forma, o mais medíocre dos varões considera-se um semi-deus frente às mulheres.

Aqui, nesta passagem, podemos vislumbrar lampejos de um comprometimento narrativo. A filósofa pretende desencobrir as verdades deixadas intencionalmente ocultas pelo manto da tradição ocidental. A palavra é a arma com que dispara contra o racismo, a dominação e exploração do homem pelo homem, o androcentrismo (o homem varão que está sempre no centro de toda a vida ocidental), os preconceitos e discriminações e, principalmente, a condição psico-sociológica com que todos nós somos moldados a partir do momento em que nascemos. Nesta redoma, existe uma saída: a liberdade como caminho para a emancipação. Simone de Beauvoir lutou por essa libertação. Os seus escritos são instrumentos bélicos nessa luta das ideias que molda o destino da humanidade.

©Hélder Filipe Azevedo, 2016.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s