St. Petersburg – 6 Encantamentos

saopetersburgoPara aqueles que desejam conhecer esta magnífica cidade, recomendo algumas experiências absolutamente inolvidáveis:

1.º

Passeio pelo Neva

Faça um pequeno passeio de barco pelo Rio Neva. A água negra, as suas inúmeras pontes móveis e os canais, e a visão magnífica de uma cidade construída sob terrenos pantanosos para representar o paraíso na terra. Esta experiência fará de si uma pessoa privilegiada.

2.º

Assista a um ballet

Os russos são exímios executantes desta arte clássica. Quando lá estive, por exemplo, tive a oportunidade de assistir, no Teatro Alexandrinsky, à peça Lago dos Cisnes, de P. Tchaikovsky, numa apresentação da St. Petersburg State Academy. O rigor e o deslumbre são apanágios da escola russa. Uma noite fascinante e inesquecível.

swan-lake-11swan-lake-14swanlake-bolshoi-slider-8

3.º

Visite o Museu Fabergé

O Fabergé Museum of St. Petersburg é o local perfeito para ver in situ e in loco os famosos ovos de Páscoa fabergé. Situado no Palácio Shuvalov, este museu possui a maior colecção do mundo dessas obras de arte da joalharia, que tanto fascinava as Imperatrizes Maria Fyodorovna, mulher do Czar Alexandre III, e Alexandra Fyodorovna, esposa do Czar Nicolau II. São peças de arte de valor incalculável.

4.º

Visite a Catedral de Santo Isaac

A maior e mais sumptuosa igreja ortodoxa russa. Desde a década de 30 que a catedral é um museu e, para gáudio dos turistas, é possível subir à sua cúpula (atenção que a subida é íngreme e bastante custosa, são mais de 200 degraus). O esforço compensa, porque é possível aí contemplar uma bela panorâmica da cidade de Pedro, o grande.

5.º

Catedral do Sangue Derramado

Não pode deixar de visitar a Igreja da Ressurreição do Salvador sobre o Sangue Derramado. Com uma arquitectura tipicamente russa, saída de um conto oriental, foi construída no local onde fora assassinado, em 1881, o Czar Alexandre II. Uma das igrejas mais bonitas de toda a Rússia.

6.º

Tour Turístico Clássico

Visite aqueles lugares obrigatórios por excelência, como a Igreja de S. Nicolau, o Hermitage, o Palácio de Inverno, a Fortaleza de S. Pedro e S. Paulo, o Palácio de Pedro, mais conhecido por Peterhof, e vá até Tsarkoye Selo, ao Palácio de Catarina, onde pode contemplar a absurdamente bela sala de âmbar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Não é por acaso que São Petersburgo venceu este ano, pela segunda vez consecutiva, o prémio de melhor cidade da Europa, nos prémios World Travel Awards. Esta é daquelas experiências que têm de ser vividas pelo menos uma vez na vida.

© Hélder Filipe Azevedo, 2016

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s