Cinema: Silence (2016)

silence-poster-385x600A um mês da estreia nos EUA, saiu o trailer oficial do filme Silence, um desejo de Martin Scorsese com mais de 30 anos. É uma adaptação ao cinema a partir da obra homónima de Shusaku Endo, escritor japonês, um dos maiores do século XX e um dos meus escritores favoritos (Rio Profundo, por exemplo, é outra obra literária magistral), que retrata a jornada de dois missionários jesuítas portugueses no Japão feudal do século XVII, em busca do seu mentor, Padre Ferreira, de quem se dizia ter apostasiado (renunciado à fé cristã). É preciso lembrar que a tentativa de cristianizar o Japão foi uma das páginas mais cruéis da história do padroado português no oriente. Quem vir o filme – e eu recomendo a todos que o vejam – vai aceder visualmente, não apenas às questões de fé e de evangelização, mas também ao sofisticado método de tortura dos senhores feudais japoneses, que não queriam, acima de tudo, perder os privilégios de soberania e dominação sobre um povo sofrido que encontrava no cristianismo (na sua teologia) algum refúgio para a sua alma.

Deixo apenas um alerta: o livro é magnífico e o trailer está alucinante, então, quem puder, deve ler o livro, que está publicado em Portugal numa edição recente da D. Quixote, para poder compreender o alcance e a dimensão de tudo aquilo que vai poder assistir. O livro é de leitura fácil e agradável.

Aguardemos – com ansiedade, confesso – a estreia em Portugal.

Licenciado em Filosofia pela Universidade do Minho. Pós-graduado em Ética e Filosofia Política pela Universidade Católica Portuguesa. Pós-graduado em Direitos Humanos pela Universidade do Minho. Licenciando em Direito pela Universidade do Minho.

Leave a Reply