Azul: História de uma cor

capa_azul_grandeAZUL: História de uma cor

Uma das leituras mais interessantes do ano que passou foi a tradução para português, por parte da editora Orfeu Negro, da obra Bleu: Histoire d’une couleur, de Michel Pastoureau, publicado no original, em 2006, pela Éditions du Seuil.

O livro percorre mais de dois mil anos de um fenómeno deveras curioso: a forma como culturalmente se institucionalizou a cor azul e como se hierarquizou o seu valor estético e simbólico.

O azul passou de uma cor marginal, insignificante – há quem admita até que no mundo greco-romano fora uma cor inexistente – até adquirir, desde século XII à actualidade – um estatuto imponente de gosto e preferência, em praticamente todo o mundo ocidental. Michel Pastoureau, o historiador, consegue, em mais de duzentas páginas, construir uma narrativa fascinante de descoberta (que vem desde o indigo e o pastel dos tintureiros) até à forma como, acima das diversas contingências histórico-sociais, se procurou encontrar uma simbologia existencial. Essa trajectória foi capaz de traduzir toda uma natureza enigmática e mística com que esta cor específica se implementou na construção cultural e social europeia.

Azul: História de uma cor traz ao leitor o mundo misterioso da estética e da ética de uma cor difícil, durante vários séculos estranha ao homem europeu e que, pela sua natureza exuberante, causou primeiro repulsa e depois fascínio e deslumbre. O azul foi como um sonho ou um desejo que se impôs à própria vontade. Este é um livro muito estranho mas absolutamente delicioso. Vale bem a leitura.

©Hélder Filipe Azevedo, 10.1.2017

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s