YOUNG MR. LINCOLN (1939)

young_mr_lincolnYoung Mr. Lincoln é um extraordinário filme de John Ford, de 1939, com Henry Fonda, sobre a juventude de Abraham Lincoln, um jovem lenhador do Kentucky que decide estudar leis (de forma autodidacta, naquilo que encarna bem o espírito de formar-se a si mesmo, do conceito alemão de Bildung) e advogar em defesa dos mais pobres e desprotegidos de uma sociedade ainda difusa.

Após resolver casos menores de direito civil e de âmbito patrimonial, o seu primeiro caso sério será a defesa penal de dois jovens irmãos, acusados de, durante as festas na cidade, terem assassinado um homem. A trama segue assim o momento do infeliz acontecimento, passando pela tentativa de linchamento até ao julgamento final. Podemos contemplar aí todo o aspecto mítico que encobre a figura do herói e toda a sua capacidade para as artes da oratória, da política e do direito. Lincoln foi, de facto, um homem superior.

Filmado num contexto de particular enlevo patriótico, há, nesta obra, uma espécie de chamamento para a bondade, a justiça e, acima de tudo, a necessidade de cada ser humano se cumprir historicamente, isto é, perseguir os sonhos, ainda que a glória, ainda que a felicidade, sejam transitórias, sejam até ilusões ou um fogo fátuo.

De salientar ainda que Abraham Lincoln viria a ser o 16º Presidente dos EUA, entre 1861 e a data do seu assassinato, 15.04.1865.

O filme é uma obra prima do cinema americano. https://i1.wp.com/i.istockimg.com/file_thumbview_approve/18661172/3/stock-photo-18661172-five-pointed-star.jpghttps://i1.wp.com/i.istockimg.com/file_thumbview_approve/18661172/3/stock-photo-18661172-five-pointed-star.jpghttps://i1.wp.com/i.istockimg.com/file_thumbview_approve/18661172/3/stock-photo-18661172-five-pointed-star.jpghttps://i1.wp.com/i.istockimg.com/file_thumbview_approve/18661172/3/stock-photo-18661172-five-pointed-star.jpghttps://i1.wp.com/i.istockimg.com/file_thumbview_approve/18661172/3/stock-photo-18661172-five-pointed-star.jpg

14605958_BRPHA

el-joven-lincoln-frontal

Nota: A edição espanhola está muito bem constituída, com um disco de extras que inclui, entre outros, uma entrevista de John Ford para a BBC, em 1968.

© Hélder Filipe Azevedo, 2017


Categorias:Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

LIVRE - BRAGA

CHAMADA PARA A MUDANÇA

A CASA DOS PENSADORES

Incursões filosóficas, Jurídicas, Políticas e Afins

El vuelo de la lechuza

Filosofía, literatura, humanidades. Revista cultural de referencia

Fujifilm Corporate Blog

Explore the world of Fujifilm

The Insatiable Traveler

Travel inspiration, stories, photos and advice

QWF Writes

Quebec Writers' Federation. Two cents, once a month.

The Daily Post

The Art and Craft of Blogging

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

%d bloggers like this: