Série – 1992

1992_mille_novecento_novantadue_tv_series-188422000-large1992 foi uma dramática série italiana, de 10 episódios, de 2015, criada por Alessandro Fabbri e produzida pela Sky Atlantic. Passou recentemente na RTP2.

A trama desenrola-se nesse famigerado ano de 92, onde num mesmo palco atuam a política (a queda dos socialistas e dos democratas cristão e a ascensão da Liga Norte), a justiça (Operação Mãos Limpas e Assassinato de Giovanni Falconi), a máfia (um poder inefável), o mundo do espetáculo (o surgimento da televisão privada onde se jogam redes de influência, já com um Berlusconi mediático) e o desalento de quem vê um país maldito à procura de renascer. É uma daquelas descobertas pelas quais agradecemos pela existência de um serviço público de televisão.

Para gáudio de quem gostou, é importante salientar ainda que foram encomendadas duas sequelas: 1993 e 1994, o que augura algo de muito bom.

Numa nota pessoal, confesso que há dois países europeus que me fascinam particularmente: a Alemanha e a Itália. Analisados filosoficamente, faço sempre um paralelo com F. Nietzsche e o seu Apolíneo e o Dionisíaco. A Alemanha simboliza, para mim, o deus Apolo, o deus da ordem, da mesura, da razão, enquanto a Itália parece-se mais com o deus Dióniso, o deus do excesso, do vinho, das festas bacantes ou orgiásticas e, afinal, do sentimento ingénuo e primitivo. Dois extremos fascinantes para quem olha ao longo.

Sobre a série, só posso recomendar efusivamente. É uma série excepcional.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s