I AM NOT YOUR NEGRO

iamnotyournegroI Am Not Your Negro é um magnífico documentário de 2016, de 1h30m, realizado por Raoul Peck, numa co-produção EUA, França, Suiça e Bélgica. É baseado na obra inacabada de James Baldwin, Remember this house, uma obra de apenas 30 páginas, pretenciosa, inacabada, que pretendia versar sobre a questão racial nos Estados Unidos da América com o foco centrado na vida, na luta e na morte, todos assassinados, dos três expoentes máximos do movimento negro de libertação e de revindicação de direitos civis e políticos: Martin Luther King, Malcolm X e Medgar Evers.

Ao longo de 90 minutos o espectador é confrontado com um conjunto de histórias cruas e crueis e imagens de gente heróica, capaz de se sacrificar por um mundo mais justo e equitativo. E vemos, além disso, actos cotidianos de imensa coragem, alguns dos mais impactantes a serem praticados por mulheres negras, como Rosa Parks e Dorothy Counts, que merecem um permante louvor e uma perpétua admiração.

No fundo, todo o documentário é uma lição de história, não apenas dos Estados Unidos, mas uma história dessa natureza humana vil e sedenta de dominação. Talvez este documentário devesse e merecesse ser de visionamento obrigatório na educação dos jovens de todo o mundo. A sua pretensão é, fundamentalmente, memoralista e educacional.

© Hélder Filipe Azevedo, 2017

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s