DOC.: A Mulher com os 5 Elefantes

la-fem10Die Frau mit den 5 Elefanten, Deutschland, 2009. https://i1.wp.com/i.istockimg.com/file_thumbview_approve/18661172/3/stock-photo-18661172-five-pointed-star.jpghttps://i1.wp.com/i.istockimg.com/file_thumbview_approve/18661172/3/stock-photo-18661172-five-pointed-star.jpghttps://i1.wp.com/i.istockimg.com/file_thumbview_approve/18661172/3/stock-photo-18661172-five-pointed-star.jpghttps://i1.wp.com/i.istockimg.com/file_thumbview_approve/18661172/3/stock-photo-18661172-five-pointed-star.jpghttps://i1.wp.com/i.istockimg.com/file_thumbview_approve/18661172/3/stock-photo-18661172-five-pointed-star.jpg

O leitor está diante de um documentário poderoso sobre a vida e obra de Svetlana Geier (1923-2010), nascida em Kiev, sob o jugo soviético, e que se tornou na grande tradutora para alemão das cinco principais obras de Fiódor Dostoiévski: Crime e Castigo, O Idiota, Os Demónios (Os Possessos), O Adolescente e Os Irmãos Karamazov.

O seu pai foi um preso político nas mãos de Estaline e a sua mãe disse-lhe, certa vez, que estudar alemão era o seu dote.

Svetlana Geier viveu sempre em conformidade com o seu conto favorito: “Emílio, o ingénuo“, um rapaz que pescara um lúcio e, entendendo o que o peixe falava, seguira os seus conselhos, vivendo inúmeras aventuras, chegando inclusive a conquistar a filha de um Czar e a tornar-se, ele mesmo, imperador. A ideia fundamental é seguir os sonhos e escutar essa voz interior que incita à descoberta, sem a preocupação do pensamento alheio ou das convenções, tradições e costumes sociais. A vida é vista, dessa forma, como uma fonte inesgotável de oportunidades.

Enquanto estudante, aprendera com uma professora que a tradução exige sempre um “nariz empinado”, não como uma forma de sobranceria mas como mecanismo de absorção e compreensão, isto é, quem traduz deve tirar os olhos do texto no preciso momento em que traduz. Assim, aceitando o provérbio italiano “Traduttore, traditore“,  a traição será bem menor, fugindo à absurda literalidade.

Este documentário, dos melhores que já vi, está disponível para compra ou aluguer na loja de filmes e músicas da Apple (iTunes).

Hélder Filipe Azevedo, 2018

 

 

Cinema Personalidades

Hélder Filipe Azevedo View All →

Licenciado em Filosofia pela Universidade do Minho. Pós-graduado em Ética e Filosofia Política pela Universidade Católica Portuguesa. Pós-graduado em Direitos Humanos pela Universidade do Minho. Licenciando em Direito pela Universidade do Minho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

A CASA DOS PENSADORES

Incursões filosóficas, Jurídicas, Políticas e Afins

El vuelo de la lechuza

Publicación humanista de referencia en español. “No hay escapatoria / a lo vacío y atemporal” (Hannah Arendt).

The Fujifilm Blog

Explore the world of Fujifilm's X Series and GFX!

The Insatiable Traveler

Embrace Adventure. World Travel | Award-winning Photography| Inspiration | Tips

QWF Writes

Quebec Writers' Federation. Two cents, once a month.

The Daily Post

The Art and Craft of Blogging

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

%d bloggers like this: