DOC.: A Mulher com os 5 Elefantes

la-fem10Die Frau mit den 5 Elefanten, Deutschland, 2009. https://i1.wp.com/i.istockimg.com/file_thumbview_approve/18661172/3/stock-photo-18661172-five-pointed-star.jpghttps://i1.wp.com/i.istockimg.com/file_thumbview_approve/18661172/3/stock-photo-18661172-five-pointed-star.jpghttps://i1.wp.com/i.istockimg.com/file_thumbview_approve/18661172/3/stock-photo-18661172-five-pointed-star.jpghttps://i1.wp.com/i.istockimg.com/file_thumbview_approve/18661172/3/stock-photo-18661172-five-pointed-star.jpghttps://i1.wp.com/i.istockimg.com/file_thumbview_approve/18661172/3/stock-photo-18661172-five-pointed-star.jpg

O leitor está diante de um documentário poderoso sobre a vida e obra de Svetlana Geier (1923-2010), nascida em Kiev, sob o jugo soviético, e que se tornou na grande tradutora para alemão das cinco principais obras de Fiódor Dostoiévski: Crime e Castigo, O Idiota, Os Demónios (Os Possessos), O Adolescente e Os Irmãos Karamazov.

O seu pai foi um preso político nas mãos de Estaline e a sua mãe disse-lhe, certa vez, que estudar alemão era o seu dote.

Svetlana Geier viveu sempre em conformidade com o seu conto favorito: “Emílio, o ingénuo“, um rapaz que pescara um lúcio e, entendendo o que o peixe falava, seguira os seus conselhos, vivendo inúmeras aventuras, chegando inclusive a conquistar a filha de um Czar e a tornar-se, ele mesmo, imperador. A ideia fundamental é seguir os sonhos e escutar essa voz interior que incita à descoberta, sem a preocupação do pensamento alheio ou das convenções, tradições e costumes sociais. A vida é vista, dessa forma, como uma fonte inesgotável de oportunidades.

Enquanto estudante, aprendera com uma professora que a tradução exige sempre um “nariz empinado”, não como uma forma de sobranceria mas como mecanismo de absorção e compreensão, isto é, quem traduz deve tirar os olhos do texto no preciso momento em que traduz. Assim, aceitando o provérbio italiano “Traduttore, traditore“,  a traição será bem menor, fugindo à absurda literalidade.

Este documentário, dos melhores que já vi, está disponível para compra ou aluguer na loja de filmes e músicas da Apple (iTunes).

Hélder Filipe Azevedo, 2018

 

 



Categorias:Cinema, Personalidades

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

LIVRE - BRAGA

CHAMADA PARA A MUDANÇA

A CASA DOS PENSADORES

Incursões filosóficas, Jurídicas, Políticas e Afins

El vuelo de la lechuza

Publicación humanista de referencia en español

Fujifilm Corporate Blog

Explore the world of Fujifilm

The Insatiable Traveler

Embrace Adventure

QWF Writes

Quebec Writers' Federation. Two cents, once a month.

The Daily Post

The Art and Craft of Blogging

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

%d bloggers like this: