Uncategorized

Filme da Semana: A Morte de Estaline

DEATHOFSTALIN_04

The Death of Stalin. 2017. France, UK, Belgium, Canada.

shape_star-512shape_star-512shape_star-512shape_star-512star2-512

A Morte de Estaline é um dos filmes mais interessantes do ano. Uma comédia negra em forma de sátira política, produzida e dirigida por Armando Iannucci (Veep) e adaptada a partir da homónima novela gráfica dos franceses Fabien Nury e Thierry Robin, sobre o falecimento de Joseph Stalin.

O ponto de partida é o dia 2 de Março de 1953, data da finitude existencial desse déspota que governou por mais de 30 anos a União Soviética (URSS), num clima de temor e tremor, como diria Kierkegaard. Depois, o fio de Ariadne leva-nos à encenação do seu velório e culmina na luta fratricida de poder que se seguiu por parte da sua entourage, nomeadamente Lavrenti Béria, Malenkov, Molotov e Khrushchev.

Sabe-se que brincar com a política e, pior ainda, com os totalitarismos, não é fácil, tanto do ponto de vista artístico, como sociológico. Por um lado deve-se evitar a manipulação do espectador, deixando a imaginação e o espírito crítico funcionar, por outro lado, os dogmatismos sociológicos são entraves à criatividade e à comicidade. Exemplo disso foi o banimento que o filme recebeu em países como a Rússia, a Bielorrússia, o Cazaquistão e o Quirguistão. Mas o filme supera, na perfeição, qualquer tipo de julgamento, seja estético, seja político. É apenas uma comédia a partir de factos históricos.

O filme tem a avaliação de 7.2 no IMDB, totalmente merecida, e o The Guardian considerou-o como “o filme do ano”. Da minha parte, atribuo nota 9/10. São menos de duas horas totalmente bem passadas, a rir, num assunto que, fora da arte, não tem graça.

Não deixem de ver. Está disponível para aluguer no Videoclube do MEO.

Categorias:Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s