DEATHOFSTALIN_04

The Death of Stalin. 2017. France, UK, Belgium, Canada.

shape_star-512shape_star-512shape_star-512shape_star-512star2-512

A Morte de Estaline é um dos filmes mais interessantes do ano. Uma comédia negra em forma de sátira política, produzida e dirigida por Armando Iannucci (Veep) e adaptada a partir da homónima novela gráfica dos franceses Fabien Nury e Thierry Robin, sobre o falecimento de Joseph Stalin.

O ponto de partida é o dia 2 de Março de 1953, data da finitude existencial desse déspota que governou por mais de 30 anos a União Soviética (URSS), num clima de temor e tremor, como diria Kierkegaard. Depois, o fio de Ariadne leva-nos à encenação do seu velório e culmina na luta fratricida de poder que se seguiu por parte da sua entourage, nomeadamente Lavrenti Béria, Malenkov, Molotov e Khrushchev.

Sabe-se que brincar com a política e, pior ainda, com os totalitarismos, não é fácil, tanto do ponto de vista artístico, como sociológico. Por um lado deve-se evitar a manipulação do espectador, deixando a imaginação e o espírito crítico funcionar, por outro lado, os dogmatismos sociológicos são entraves à criatividade e à comicidade. Exemplo disso foi o banimento que o filme recebeu em países como a Rússia, a Bielorrússia, o Cazaquistão e o Quirguistão. Mas o filme supera, na perfeição, qualquer tipo de julgamento, seja estético, seja político. É apenas uma comédia a partir de factos históricos.

O filme tem a avaliação de 7.2 no IMDB, totalmente merecida, e o The Guardian considerou-o como “o filme do ano”. Da minha parte, atribuo nota 9/10. São menos de duas horas totalmente bem passadas, a rir, num assunto que, fora da arte, não tem graça.

Não deixem de ver. Está disponível para aluguer no Videoclube do MEO.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s