Uncategorized

O DIREITO ROMANO

Superioridade do Direito Romano

A partir de (Do Orador, I.44.195-197)

 

Podem indignar-se à vontade, mas direi o que sinto: as bibliotecas de todos os filósofos, ultrapassa-as, por Hércules, em meu entender, um só livrinho, o das Doze Tábuas, fonte e cabeça das nossas leis, pelo peso da sua autoridade e pela riqueza da sua utilidade. E se, como acima de tudo deve ser, a nossa pátria nos deleita, – e é tal a força e a natureza desse sentimento que aquele sapientíssimo varão preferia a famosa Ítaca, presa a aspérrimos rochedos como um ninho, à imortalidade – de quanto amor devemos estar inflamados para com uma pátria que é única entre todas as terras, a morada da virtude, do poder, da honra? Primeiro dever nosso é conhecermos o seu espírito, as suas tradições, a sua constituição, porque a pátria é mãe de todos nós, e ainda porque se deve entender que ela empregou tanta sabedoria no estabelecimento do direito, quanta pôs na aquisição da enorme potência do seu império.

Através do conhecimento do Direito, colhereis ainda o fruto da alegria e do prazer de compreenderdes com toda a facilidade quanto os nossos maiores estiveram à frente dos outros povos em clarividência, se vos derdes ao trabalho de comparar as nossas leis com as deles – de Licurgo, de Drácon, de Sólon. É inacreditável como todos o Direito Civil, para além do nosso, é rude e quase ridículo.

É assunto em que tenho por hábito espraiar-me nas minhas conversas diárias, quando coloco a clarividência dos nossos homens à frente da de todos os restantes, e especialmente dos Gregos. Por estas razões é que eu disse, ó Cévola, que, para quem quisesse ser um perfeito orador, era necessário o conhecimento do Direito Civil.

Notas:

Autoridade – Auctoritas / Virtude – Virtus / Império – Imperiam / Honra – Dignitas / Tradições – Mos / Constituição – Diciplina / Sabedoria – Sapientia / Clarividência – Prudentia
Fonte: PEREIRA, Maria Helena da Rocha, Romana: Antologia da Cultura Latina. Babel Editora, Lisboa, 2010, pp 37-38.

Categorias:Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s