BRAM FISCHER. 2017. The Netherlands, South Africa.
Desafio ao Poder (orig. Bram Fischer) é um filme biográfico de 2017, numa co-produção África do Sul e Holanda, realizado por Jean Van de Velde, sobre o advogado e activista sul-africano Bram Fischer, um eminente advogado e partidário comunista que lutou contra o repressivo sistema de Apartheid.
O termo Apartheid vêm do francês “a part“, ou seja, “à parte“, recuperado no idioma afrikaans no sentido de “separação”. Designa uma política de desenvolvimento separado das populações, segundo critérios étnicos e linguísticos, em áreas geográficas seleccionadas. A segregação na África do Sul dos Boers teve consequências terríveis na forma como a opressão política e policial se abateu sobre os cidadão negros. Bram Fischer, um ativista comunista e advogado branco, conseguiu a proeza de colocar o sistema político e judicial sul-africano em alerta perante a comunidade internacional.
Em 11 de julho de 1963, a polícia sul-africana invadiu a fazenda Liliesleaf em Rivonia, a norte de Joanesburgo. Dez activistas foram presos, que mais tarde seriam julgados naquele que ficaria conhecido como o caso de Rivonia. O advogado Bram Fischer era um convidado regular na fazenda, mas não estava presente no momento da rusga policial. Por esse motivo, pode constituir-se como advogado de defesa dos ativistas detidos, incluindo Nelson Mandela. O apartheid na África do Sul estava no auge quando os dez homens em Rivonia foram presos. Todos os detidos enfrentaram acusações de conspiração, um crime punido com a a pena de morte, considerando os acusadores que haviam conspirando para realizar atos de violência contra o Estado sul-africano e muito mais. Bram Fischer estava intimamente ligado ao grupo e assumiu o papel de principal advogado para a defesa desse grupo. Ao filmar uma reconstrução do julgamento, o diretor Jean van de Velde enfoca a história de Bram Fischer, interpretado por Peter Paul Muller. Fischer se comprometeu apaixonadamente em acabar com o apartheid e assumiu riscos substanciais no processo. A vida acabaria por ser ingrata com um homem tão genial.
O filme, para os interessados pela história do século XX, e em especial a história da África do Sul, é de visionamento obrigatório.
Hélder Filipe Azevedo, 17.X.2018.
Categorias:Uncategorized
Deixe uma Resposta