Cinema

A Revolução Silenciosa

Das Schweigende Klassenzimmer. Deutschland, Lars Kraume, 2018. 

Depois do incrível Fritz Bauer, um filme biográfico sobre um heróico procurador alemão no período pós-guerra, A Revolução Silenciosa é o novo grande filme de Lars Kraume. Um história que decorre na antiga RDA sobre um grupo de jovens estudantes, na casa dos 18 anos, que, solidários com as vítimas da repressão soviética durante a revolução húngara, decidem fazer dois minutos de silêncio no início de uma aula. A partir desse momento insurrecto, passam a tomar consciência de que são livres pensadores e transformam-se , involuntariamente, em inimigos do estado.

Numa sucessão de acontecimentos surreais, dignos dos estados totalitários, os jovens estudantes deparam-se com um mundo de ilusão e mentira que ameaça, não apenas o seu futuro político e profissional, mas toda a sua vida, desde as relações familiares até às relações sociais e emocionais. Nada escapa ao poder coercivo e punitivo de um estado paranóico.

O filme é uma excelente oportunidade para o leitor retornar, em espírito, a esse tempo maldito onde pensar era crime, um tempo hipócrita e sufocante que nos ajuda também a valorizar a democracia e, mais especificamente, a liberdade de expressão. Não nos esqueçamos que também os portugueses souberam o que era a censura. A título de exemplo, vale sempre a pena lembrar que a Amnistia Internacional foi criada em Inglaterra como homenagem a estudantes portugueses que foram presos em Coimbra por manifestar o seu pensamento.

Apreciem devidamente este que é um dos grandes filmes europeus do ano. Nota 9 (0-10).

Categorias:Cinema

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s