Livros da Semana – 8 a 15 Set 2020

Esta semana recomendo a magnífica biografia de Jacques Lacan, um dos grandes nomes franceses da psicanálise, escrita por Élisabeth Roudinesco (Nuestro Lado Oscuro, 2007; Dicionario Amoroso de Psicoanalisis, 2019).

Esta obra não está traduzida para português europeu, no entanto, o leitor pode optar por adquiri-la em francês, no original, ou em espanhol, se bem que é difícil encontrar disponível para compra a edição espanhola.

LACAN, Envers et contre tout foi publicada em 1993. Existe uma oitava reimpressão em espanhol do ano de 2016 intitulada LACAN, Esbozo de una vida, historia de un sistema de pensamiento.

Em segundo lugar recomendo a obra História da Filosofia Política, uma coordenação do Professor João Cardoso Rosas (Univ. do Minho), publicada no passado mês de agosto pela Editorial Presença. Mais do que um manual académico, o livro está escrito para o leitor comum que queira aceder de forma rigorosa mas acessível às ideias políticas que moldaram o praxis ocidental desde Platão até Hannah Arendt, abrangendo cerca de 2500 anos de pensamento.

João Cardoso Rosas, que foi meu professor no curso de Filosofia e posteriormente no mestrado em Direitos Humanos, é um dos mais brilhantes académicos portugueses na área da filosofia política. A obra supracitada conta com os contributos de Acílio Estanqueiro Rocha, Alexandra Abranches, Robert Merrill, Viriato Soromenho Marques et al.

Finalmente, também acabada de publicar, pelas Edições 70, a obra O Bode Expiatório de René Gerard, um dos meus filósofos predilectos, é uma grandes novidades do mercado editorial português em 2020. É a obra mais emblemática do filósofo francês que prossegue aí a reflexão sobre o problemático e recorrente mecanismo sacrificial, o culminar expiatório dentro do processo social de violência generalizada. Uma obra absolutamente imperdível finalmente traduzida em portugal.

📬 HF Azevedo, 2020

Licenciado em Filosofia pela Universidade do Minho. Pós-graduado em Ética e Filosofia Política pela Universidade Católica Portuguesa. Pós-graduado em Direitos Humanos pela Universidade do Minho. Licenciando em Direito pela Universidade do Minho.

Leave a Reply