Filme da Semana: Bastia 78, de Jacques Tati

FORZA BASTIA 78 – L’ile en Fête (2002)

🔅🔅🔅🔅

Forza Bastia 78 é uma curta metragem de Jacques Tati, compilada pela sua filha Sophie Tatischeff a partir das imagens recolhidas pelo realizador, com cerca de 30 minutos e que retrata a mítica final da Taça Uefa de 1978, no estádio Furiani, que opôs o SC Bastia, os azuis da Córsega, aos holandeses do PSV Eindhoven.

Num jogo atribulado, o da primeira mão na ilha francesa com uma chuva torrencial nos momentos antecedentes ao jogo, o clube francês consegui arrancar um preciso empate, vindo no entanto a perder o jogo por 3-0 e a taça, em Eindhoven, na segunda mão.

O filme é magnífico porque nos transporta para esse futebol de outrora onde a devoção, o comprometimento, o talento e não o dinheiro, comandavam os sonhos das equipas e dos aficionados. Vejam!

Licenciado em Filosofia pela Universidade do Minho. Pós-graduado em Ética e Filosofia Política pela Universidade Católica Portuguesa. Pós-graduado em Direitos Humanos pela Universidade do Minho. Licenciando em Direito pela Universidade do Minho.

Leave a Reply