LIVRO DA SEMANA: O Café dos Existencialistas

 
O que é o existencialismo? Porque dizemos que Kierkegaard, Heidegger, Nietzsche, Pascal, Dostoievski, Santo Agostinho, o Eclesiastes ou mesmo Job, são existencialistas?

Ainda sem tradução em Portugal, At the existentialist café – Freedom, Being and Apricot Cocktails, de Sarah Bakewell, é uma obra muito interessante sobre três pessoas que bebem cocktails de damasco no bar Bec-de-Gaz, na Rua Montparnasse, Paris. Estas três pessoas são Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir e Raymond Aron, e aqui, numa destas tertúlias, dá-se o nascimento oficial do existencialismo moderno.
Com uma escrita virtuosa, este livro é ideal para aquelas pessoas que, nas tormentosas noites de outono, gostam de um sofá, de um vinho e de uma bela lareira. É um livro acessível tanto para filósofos como para o público em geral.
Podem adquirir a versão espanhola ou brasileira pela Amazon.

Licenciado em Filosofia pela Universidade do Minho. Pós-graduado em Ética e Filosofia Política pela Universidade Católica Portuguesa. Pós-graduado em Direitos Humanos pela Universidade do Minho. Licenciando em Direito pela Universidade do Minho.

Leave a Reply