Dicionário Prático

Letter A

Abuso de Direito: Exercício de uma direito em termos que excedem manifestamente os limites impostos pela boa fé, pelos bons costumes ou pelo fim social ou económico deste (art.º 334 Código Civil). Fonte: KATCHI, António, Dicionário da parte geral do Código Civil Português, 3ª edição, Almedina, 2013.

Letter P

Paterfamilias: Nas palavras de Ulpianus, o Paterfamilias têm o domínio na casa e é assim chamado mesmo que não tenha filhos, pois o termo não é só de relação pessoal, mas também de posição de direito. Hoje, o conceito refere-se ao cidadão médio, comum, que seja diligente na forma como age.

Punitur quia peccatum est: Pune-se porque é pecado. Antigo princípio jurídico, de pendor religioso, que servia de fundamento para aplicar penas/castigos. Hoje é um preceito anti-jurídico, uma antítese justificativa, no âmbito do direito penal, que possui apenas uma interpretação histórico-hermenêutica.

Letter U

Ubi commoda ibi incommoda: Antigo brocardo latino que significa que aquele que colhe as vantagens de uma determinada situação, têm de arcar igualmente com as desvantagens. No Direito Civil, este brocardo viria a dar origem  ao princípio Casum Sentit Dominus, ou seja, quem sofre um dano, arca com as suas consequências.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s